Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?

Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?

O Google foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes que se conheceram durante o curso de doutorado em ciências da computação na Universidade de Stanford. Eles desenvolveram juntos um algoritmo capaz de filtrar informações importantes na internet, um sistema de busca capaz de classificar os sites que possuíam a maior quantidade de links direcionados. Com apenas um ano de empresa, conseguiram levantar cerca de US$ 26 milhões dos investidores e em 1999 foi criada a nova sede do Google, na Califórnia. A cultura implantada na empresa era informal, os funcionários podiam levar cachorros para a empresa, e as cadeiras dos escritórios eram substituídas por bolas de exercícios e as mesas eram feitas com portas de madeira.



A organização funcional da empresa em 2012 era de 35 mil funcionários divididos em três grupos funcionais básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A). O Google possuía cinco mil gerentes, mil diretores e cem vice-presidentes e em todos os grupos da empresa a maioria dos cargos eram ocupados por profissionais formados em engenharia. Em 2002 Larry e Sergey decidiram criar uma experiência de empresa sem gerentes, o projeto durou cerca de três meses, ou seja, a maioria dos funcionários iam diretamente a eles para resolver assuntos como aprovar relatórios de despesas e resolver conflitos interpessoais e não mais aos gerentes como era comum na empresa. Anos depois, Larry e Sergey perguntaram a Stacy Sullivan a diretora de operações de pessoal se o Google realmente precisava de gerentes.

Com a ideia de criar uma empresa com estrutura organizacional plana onde todos poderiam tomar decisões em consenso uns aos outros e com o intuito de levar o bem-estar e a produtividade aos funcionários, foi criado o Laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab). Uma pequena equipe liderada por Kurkoski que destacou a importância de se ter ou não gerentes e quais os resultados que a sua existência trariam a empresa.

A partir dessa ideia, nasceu o projeto Oxigênio, com o objetivo de analisar o grau de influência que os gerentes poderiam ter no desempenho de suas equipes. Todos os projetos desenvolvidos no Google tinha seus nomes definidos como os elementos da tabela periódica, e o nome Oxigênio foi pensado pois assim como o ar é essencial para nós, um bom gerente é essencial para a sua equipe.

A pesquisa realizou uma série de coleta de dados, até mesmo com ex-funcionários, buscando saber se havia alguma relação da sua saída e problemas com a gerência, porem os dados não foram satisfatórios. A pesquisa começou a empolgar os participantes do projeto quando foi evidenciado que os gerentes de “nota alta” e gerentes de “nota baixa” tinham impacto significativo na satisfação do trabalho, retenção e desempenho. Foi verificado que as equipes que tinham os gerentes com notas mais altas eram mais felizes, consequentemente, ficou comprovado também que as equipes onde os gerentes receberam notas mais altas a rotatividade de funcionários eram baixas em comparação com os gerentes que recebiam notas baixas.

Com base na pesquisa da PiLab, concluiu-se que os gerentes são de extrema importância para a empresa e que a pergunta principal da pesquisa: “Os gerentes são importantes?” passou a ser definida como: “O que os nossos melhores gerentes fazem?”. Com isso, surgiu uma nova pesquisa, voltada para o comportamento dos gerentes, e foi com base nos resultados encontrados que os pesquisadores conseguiram listar oito comportamentos comuns entre os melhores gerentes:

1) É um bom orientador;
2) Dá poder para a equipe e não faz microgerenciamento;
3) Expressa interesse/preocupação com o sucesso dos membros da equipe;
4) É produtivo e voltado para os resultados;
5) É bom comunicador (ouve e compartilha informações);
6) Ajuda no desenvolvimento da carreira;
7) Tem uma visão/estratégia clara para a equipe;
8) Possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe;

Logo após a pesquisa, iniciou a fase de treinamentos e foram criados cursos de gerenciamento relacionados com as descobertas feitas no Projeto Oxigênio. O Google passou a levar a sério o impacto que um gerente causa na empresa, e também passou a bonificar os gerentes que ficavam entre os 20 melhores do ano segundo as pesquisas com prêmios e viagens, nomeando a bonificação como Prêmio Grande Gerente. A ação também serviu para estimular os gerentes a crescerem cada vez mais e também ajudarem suas equipes a crescerem.

O Projeto Oxigênio conseguiu atingir seu objetivo e concluiu que gerentes realmente importam para a empresa. A empresa não estava interessada somente em obter os resultados da pesquisa, eles estiveram dispostos a corrigir os problemas e desafios descobertos, fazendo com que os gerentes sejam para seus subordinados pilares de apoio para a construção de suas carreiras, além de passar motivação, instrução e manter o equilíbrio e bem-estar de toda a equipe.

Referências: GARVIN, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz; Projeto Oxigênio do Google: os gerentes são importantes?. 313-110.

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