Estudo de Caso: Gerenciamento de Aquisições da Betapharm Corp. (A)

A Betapharm Corp. (A) é uma das maiores empresas farmacêutica do mundo, junto com gigantes do setor como a Pfizer, Merck e J&J Pharmaceuticals Group, tem uma fatia entre 5% e 10% do mercado global de medicamentos, trabalhando com diversos tipos de medicamentos. Entre os anos de 1996 e 2003 sua comercialização de produtos farmacêuticos obteve um crescimento de 15% em comparação com seus concorrentes, porém com o mercado crescente de idosos e os programas governamentais houve o aumento de produtos genéricos de menores preços para comercialização o que fez com que esse cenário mudasse.



Nos anos de 2002 a 2003, muitos remédios de sucesso perderam sua patente, reduzindo assim o número de vendas de muitos medicamentos, dentre eles o mais vendido pela Betapharm. Com a gradual pressão sofrida pelo setor, as empresas buscaram novos meios de controlar e melhorar seus custos e permanecerem competitivas no mercado farmacêutico, com isso muitas empresas recorreram ao gerenciamento de suas aquisições a fim de reduzir os custos.

A Betapharm buscava reduzir em torno de 12,5% suas despesas de compras dos 7,5 bilhões de euros de despesas anuais de produção e de outras áreas em 2004, para começar a reduzir os custos a empresa optou de forma estratégica por aplicar seus esforços para criar costumes diferentes no conjunto de suprimentos, usando o software Emptoris ePass, estruturou e otimizou a gestão de suas equipes, enquanto as outras empresas optaram por aprimorar suas atividades de vendas e marketing. Com isso, a empresa criou um grupo de ajuda para a redução de custos, o grupo de sourcing, que consistia na formação de uma equipe interfuncional com integrantes de compras, qualidade, técnica, finanças e logística, na qual era encarregada por optar qual tipo de compras era mais adequada, auxiliando na definição e seleção do melhor fornecedor. As decisões do grupo eram baseadas em fatores além de preço negociado. A escolha do fornecedor era baseada na avaliação do gasto total da propriedade de um produto, e não somente pelo seu valor. A avaliação do desempenho antecedente do fornecedor, da necessidade de assistência da Betapharm, do tempo aproximado para cumprir os padrões, do preço acionado, da criação de negociação para se alcançar o melhor esforço/benefício, eram os quesitos mais avaliados.

O sistema Emptoris ePass, uma ferramenta sofisticada adquirida pelo vice-presidente de compras, George Branning, foi adquirida para ajudar o método e confirmar o plano de sourcing, que facilitava as atividades de e-procurement e especificamente os leilões reversos. George Branning estava tentando compreender se produtos tão variados como contratos de hotelaria e matérias-primas como o ácido málico poderiam ser supridos por esse sistema. Os cenários variados possuíam particularidades que tornavam ainda mais desafiador a aplicabilidade das mesmas práticas do e-sourcing, visto que no ramo de hotelaria o mercado era bastante diversificado entre grandes redes hoteleiras com habilidade para processos de compras online, quanto outras que possuíam apenas um simples site na internet. E em relação a aquisição do ácido málico, o mercado que se mostrava mais promissor a fornecer o produto a baixo custo era o Asiático, todavia seria necessário um grande movimento para transferência das tecnologias químicas e de processos para a produção, que devido aos lentos processos de aprovação das entidades regulamentadores precisavam ser iniciados de imediato e de maneira sigilosa, tendo em vista a vigência do contrato atual com a Tao Pharmaceutical. Contudo o departamento de aquisições da Betapharm mostrava-se ansioso por mostrar a aplicação das ferramentas e-sourcing, tanto em relação aos produtos intermediários como o ácido málico, quanto para a redução de custos provenientes do maior controle e padronização das contratações de serviços hoteleiros, mantendo o processo de pré-qualificação (técnica e de qualidade) comum a todos os processos de aquisição de produto ou serviço. Cabendo a Branning a escolha do método de sourcing preferido para cada um dos segmentos, que estivesse alinhada com os objetivos estratégicos da organização de forma geral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: KULP, Susan L.; RANDALL, Taylor. Betapharm Corp. (A). Harvard Business School. 108-P02, 2005.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem