Melhores livros de 2016 para ser um ótimo empreendedor

Que tal desacelerar um pouco, fugir da rotina e arranjar um tempo livre para aprender um pouco mais sobre empreendedorismo? Pois é, é agora que o ano começa de verdade! Por isso, separamos uma lista de livros, baseada nas diversas indicações que recebemos de vocês pelo Facebook, empreendedores e pelo próprio time da Endeavor, que promete aprimorar a sua visão, além de trazer muitos insights.



1. “The Hard Thing About Hard Things”, Ben Horowitz

Muitos falam sobre as maravilhas de se empreender, mas só a sinceridade brutal de Ben Horowitz mostra as durezas de tocar um negócio. Ben é cofundador da Andreessen Horowitz e super respeitado no Vale do Silício. Para falar sobre “a coisa difícil sobre coisas difíceis”, ele se baseia em sua própria experiência, tratando de temas que vão de saber o momento de vender sua empresa até demitir um bom amigo – com bom humor, mas sem rodeios.

A verdade nua e crua de Ben fez com que esse fosse, sem dúvidas, o livro mais mencionado por nossos mentores, empreendedores e pelo time da Endeavor. Seja você um veterano ou novo empreendedor, vale dar uma olhada.

2. “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, Daniel Kahneman

Neste livro, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente – o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele.

Durante a leitura, você poderá entender melhor como essas duas formas de pensar funcionam e também como é possível utilizá-las em decisões profissionais e pessoais.

3. “Criatividade S.A.”, Ed Catmull

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.

Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, o autor conta a história da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica e divide com o leitor sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo, mostrando como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

4. “O Jeito Disney de Encantar Clientes”, Disney Institute

Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso Disney, convidados. Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las.

Neste livro, você será levado aos bastidores para mostrar as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

5. “How Google Works”, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Em 2010, Eric e Jonathan, executivos do Google, criaram uma aula interna para os gestores da empresa. Na época, o conteúdo era confidencial, mas, com o passar do tempo e uma sugestão de um funcionário da área de abraçar o espírito do conhecimento compartilhado, os empresários decidiram dividir sua a receita com o mundo: como a Google inova e também empodera seus funcionários para atingirem o sucesso.

“How Google Works” é o resumo de todas essas experiências que os executivos vivenciaram, principalmente em relação ao contexto tecnológico que permeou toda a evolução da Google. Contado de forma divertida e fácil de ler, o livro é uma ótima escolha para os iniciantes e também para aqueles que desejam repensar seu atual modelo de gestão.

6. “Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, Cristiane Correa

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013.

Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro.

7. “The Dip”, Seth Godin

O antigo ditado de que vencedores não desistem está errado. Vencedores desistem e vencedores também vencem.

Todo projeto começa de forma divertida e simples, mas, ao longo do tempo, os problemas começam a surgir e, com isso, o questionamento de qual a real razão do que você está fazendo. Talvez você esteja em uma fase que é difícil, mas irá passar. Talvez você esteja em uma batalha já perdida.

O livro de Seth Godin não tem todas as respostas para a sua pergunta, mas, com certeza, vai te ajudar a fazer as perguntas certas para resolver seus problemas, sejam ele relacionados a negócios ou não.

8. “Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil”, Silvio Meira

Neste livro, Silvio Meira coloca em ordem os rascunhos de ideias e conclusões sobre o empreendedorismo e inovação, tema que desenvolve em palestras no Brasil todo. Percorrendo a conjuntura socioeconômica do país, o autor discorre sobre como a combinação educação e oportunidade pode fazer florescer grandes projetos para enriquecimento pessoal e para o desenvolvimento da nação como um todo.

Conceitos, experiências, insights e dicas se misturam neste livro para oferecer ao leitor uma vasta gama de ideias e sugestões para empreender Novos Negócios Inovadores.

9. “The Road to Character”, David Brooks

O brilhante colunista do New York Times examina, em seu livro, os contrastantes valores que motivam todos nós. Focando em análises profundas de algumas das figuras mais emblemáticas da história, Brooks provoca o leitor a repensar a cultura egocêntrica que permeia a atual sociedade.

The Road to Character, além de ser uma indicação de Bill Gates, é um livro altamente indicado àqueles que desejam ver com outros olhos o que é ser realmente feliz e reorganizar algumas prioridades em suas vidas.

10. “Traction: A startup guide to getting customers”, Gabriel Weinberg, Justin Mares

Muitas startups que fracassam têm um bom produto. O que elas não têm são clientes. Uma possível explicação é que elas não passam tanto tempo se dedicando à tração do negócio quanto ao desenvolvimento do produto. “Traction” quer ajudar a reverter esse cenário baseando-se no framework usado pelas empresas que dão certo e com táticas de growth hacking.

Entenda melhor quais canais de marketing fazem mais sentido para você, de acordo com sua indústria e seu estágio, e boas vendas!

11. “Give and Take”, Adam Grant

Durante gerações, nós focamos nos motivos individuais que levam ao sucesso, como paixão, trabalho duro, talento e sorte. Mas, atualmente, o sucesso é diretamente ligado ao modo como interagimos com o resto do mundo. Aparentemente, a maioria das pessoas opera de determinada forma e isso dita algumas das consequências de nossas escolhas.

Utilizando seu próprio estudo, o qual foi considerado pioneiro no campo, o livro demonstra como as atitudes têm um impacto surpreendente no sucesso. O livro é uma ótima oportunidade para repensar as suas ações, principalmente dentro do seu negócio.

12. “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, Gary Vaynerchuck

Quando gerentes e marqueteiros se encontram para planejar alguma camapanha ou ação, o maior objetivo é o de lançar o melhor golpe e atingir de forma direta e impactante o seu público alvo. Contudo, com a adesão massiva da sociedade às mídias sociais e a pluralidade de fontes de conhecimento que estão na internet, os públicos que antes eram passivos diante de uma infomração, agora passam a questioná-la.

Em seu livro, Vaynerchuk mostra que a comunicação continua sendo uma peça chave, mas o contexto importa mais do tudo. O conteúdo pode servir de ajuda para diversos empreendedores que desejam adquirir maior conhecimento sobre marketing digital.

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