Os elementos 113, 115, 117 e 118 ficarão no sétimo período
Quatro elementos foram aprovados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, entidade responsável pela padronização e denominação de compostos químicos. O anúncio foi feito na última quarta-feira (30/12/2015) e marca a primeira adesão de elementos à tabela periódica desde 2011.
Nenhum desses elementos surge espontaneamente na natureza – todos foram desenvolvidos em laboratório e descobertos por meio do choque entre núcleos leves e o acompanhamento dos elementos pesados que resultaram dos experimentos. Os compostos só existem por frações de segundos, o que dificulta uma análise mais aprofundada de suas características.
Os novatos ficarão no sétimo período da tabela e ainda não possuem nomes oficiais. O elemento 113, cujo nome provisório é ununtrium (Uut), foi criado por uma equipe do Instituto Riken, no Japão. Já os elementos 115, 117 e 118 – ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo) – foram descobertos por pesquisadores do Instituto Associado de Pesquisa Nuclear em Dubna, na Rússia, e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore na Califórnia, nos Estados Unidos.
IUPAC iniciou o processo de formalização dos nomes e símbolos para estes elementos nomeados temporariamente como Unúntrio, (Uut ou elemento 113), Ununpentium (Uup, elemento 115), Ununseptium (Uus, elemento 117), e ununoctium (Uuo, elemento 118 ).
Os nomes ainda serão divulgados e esses novos elementos tornam as tabelas atuais em livros, revistas e na internet desatualizadas, porem não vai atrapalhar os estudos e vestibulares atuais.