Guia: Engenharia Aeronáutica

A Engenharia Aeronáutica é o setor da engenharia responsável por desenvolver e realizar manutenções em helicópteros, aeronaves, foguetes e satélites. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Engenharia Aeronáutica, saiba onde cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho para este profissional!



A carreira em Engenharia Aeronáutica


O engenheiro aeronáutico é o profissional que trabalha com aeronaves, desde o projeto até a fabricação, podendo trabalhar também com a manutenção desses veículos.

Na área de projeto, o engenheiro aeronáutico desenha a estrutura da aeronave e seus componentes. Define quais materiais serão utilizados, cria protótipos das peças e realiza testes antes de serem produzidas em escala industrial.

Ele também projeta e implanta sistemas de funcionamento das aeronaves, como motores, sensores e instrumentos de controle. Ele define as especificações de alguns mecanismos: alimentação de combustível, pressurização da cabine e trem de pouso são alguns exemplos.

Na área de manutenção, este profissional coordena e realiza serviços de manutenção e reparos em aeronaves e helicópteros. As aeronaves, principalmente as de uso comercial, necessitam ser inspecionadas periodicamente. O engenheiro aeronáutico realiza manutenções preventivas observando o estado de conservação e funcionamento de estruturas, sistemas de controle e equipamentos das aeronaves.

A Engenharia Espacial é outro campo de atuação para um engenheiro aeronáutico. Neste caso ele é o profissional responsável por projetar e construir satélites e foguetes. Além de definir os dados técnicos necessários para a construção e funcionamento destas estruturas, estabelece também os parâmetros para seu lançamento e operação.

Esta é uma profissão regulamentada no Brasil, portanto o profissional deve obter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do estado em que trabalha para poder desenvolver suas atividades.

Perfil do profissional formado em Engenharia Aeronáutica


Um bom profissional da área de Engenharia Aeronáutica deve ter afinidade com Ciências Exatas e gostar de enfrentar grandes desafios.

Estar atualizado sobre as tendências dos setor e acompanhar os avanços tecnológicos é fundamental para este engenheiro manter sua competitividade no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Aeronáutica


É importante ressaltar que a indústria aeronáutica no Brasil é uma das maiores do mundo. Isso significa que este é um mercado aquecido, e que a produção e comercialização de aeronaves está em alta.

Além de poder trabalhar em fabricantes de aeronaves, o engenheiro aeronáutico pode trabalhar nas empresas que desenvolvem peças de reposição para a manutenção das aeronaves.

Existem também oportunidades de trabalho em institutos de pesquisa aeroespacial.

O engenheiro aeronáutico pode ainda atuar na carreira militar, prestando seus serviços para a Força Aérea Brasileira, ou atuar em obras e serviços relacionados com a infraestrutura aeronáutica, como construção de aeroportos e gerenciamento de tráfego aéreo.

Sobre o curso superior em Engenharia Aeronáutica


O curso de Engenharia Aeronáutica possui habilitação de bacharelado e dura em média cinco anos.
Os primeiros dois anos de curso seguem a formação básica comum a outros cursos de Engenharia. Após esse período, o aluno começa a ter disciplinas específicas de sua área de atuação.

No caso da Engenharia Aeronáutica, o estudante aprende sobre Aerodinâmica, Motores e Turbinas, Mecânica do Voo, Estruturas Aeroespaciais, Sistemas de Propulsão e muito mais.
Nos últimos semestres da faculdade o estudante deve realizar um estágio supervisionado na área.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem