Cosméticos
Boa parte dos cosméticos que você compra provavelmente tem ingredientes derivados do petróleo. Óleos, perfumes, ceras, maquiagem, shampoo, condicionadores e tinturas para cabelo. E sim, muitos deles podem trazer prejuízos pra sua saúde, incluindo diversos tipos de câncer. Se você encontrar no rótulo palavras como palavras paraffin oil e mineral oil, tente passar longe. Uma boa dica é procurar cosméticos naturais.
Comida
Mais estranho do que os cosméticos é saber que o petróleo está presente direta ou indiretamente na nossa comida. Alguns corantes, conservantes e flavorizantes, além de fertilizantes artificiais e pesticidas estão ligados ao petróleo. Nem precisa dizer que isso não é uma boa ideia para a saúde, certo? A dica é fugir dos produtos industrializados e preferir alimento orgânicos. Sempre.
Remédios
Alguns medicamentos, como alguns analgésicos, tem em sua fórmula o benzeno. O problema é que boa parte do benzeno vem da indústria petroquímica, sendo derivado do petróleo.
Produtos de limpeza
No banheiro, na cozinha, na farmácia e agora até na sua lavanderia. O petróleo parece onipresente e está também na maioria dos produtos de limpeza, que de “limpos” não tem nada, já que poluem bastante a água e o meio ambiente e podem ser bastante nocivos para a saúde. Quer um bom desinfetante? Faça o seu próprio em casa, à base de vinagre.
Borracha sintética
A borracha sintética substitui o látex por ser mais resistente a altas temperaturas. Por isso, é usada em artigos esportivos, tênis e pneus. Para se ter uma ideia, para se fazer um pneu são precisos cerca de 8 galões de petróleo.
Asfalto
O que chamamos de asfalto é na verdade um “concreto asfáltico”, composto de vários minerais diferentes, unidos pelo asfalto propriamente dito. Esse asfalto que une os demais compostos é um derivado do petróleo. Ele está em todo lugar!
Tecidos sintéticos
Abra seu armário. Qualquer peça de náilon ou poliéster é mais uma peça que depende do petróleo. Ele também está nas cortinas e nos tapetes.
Plástico
O plástico está por todo lado. Em embalagens de produtos, nas sacolas, garrafas, louça descartável, em eletrônicos, eletrodomésticos e onde mais você puder imaginar. A matéria-prima do plástico é o petróleo, como você já devia imaginar. E você achava que ele era usado só como combustível do seu carro?