Eficiência Energética - Motores Elétricos

Como sabemos, os motores elétricos são um grande aliado para as indústrias produzirem os seus produtos, mas são também os maiores responsáveis pela significativa fatia de gastos com energia na maioria das indústrias. Além disso, as indústrias que mantêm motores elétricos antigos em funcionamento tendem a pagar contas ainda mais altas.
 
Segundo dados da Eletrobrás, a indústria consome 42% da energia elétrica no Brasil e os motores elétricos correspondem a 70% da energia consumida na indústria. As altas tarifas de energia têm levado as empresas a buscarem alternativas para poupar eletricidade, aperfeiçoar processos e reduzir custos. Investir em Eficiência Energética é a opção que muitas delas encontraram para gastar menos e aumentar a competitividade no mercado



O fato mais importante dos motores elétricos de indução é a adequação da carga, que é fundamental para a eficiência do equipamento, é importante salientar também para a minimização das perdas depende de um eficiente processo de Gestão de Manutenção. 

Quanto à incorporação de tecnologias eficientes, os motores elétricos também se tornam energeticamente eficientes, na medida em que incorporem dispositivos eletrônicos de controle, como as chaves de partida soft starter e inversores de frequência, que contribuem para a minimização dos impactos causados pelo aumento da corrente de partida e pela variação de carga. Esse fator depende de um eficiente processo de Gestão Energética. 


A seguir alguns tópicos importantes para a melhoria nos sistemas de motores elétricos: 


Perdas internas. 


No motor elétrico, existe uma potência elétrica de entrada, que é transformada em potência mecânica de saída. Se toda potência de entrada fosse transformada em potência de saída, a eficiência de transformação seria de 100%.(ELETROBRÁS, 2009, P152) 

As perdas e o rendimento do motor dependem do controle das perdas internas, perdas essa que podem ocorre no núcleo, no enrolamento, perdas por atritos de mancais e rolamento, perdas por efeito joule no rotor e estator. 


Rendimento. 


Sob condições de carga, as perdas totais variam. Da mesma forma seu rendimento também varia. (ELETROBRÁS, 2009, P152) 

O motor aplicado em um equipamento deve ser diretamente relacionado a demanda para evitarmos um superdimensionado. 


Superdimensionamento dos motores. 


As razões mais frequentes do superdimensionamento dos motores elétricos são: 

- Desconhecimento das características da própria carga; 

- Desconhecimento de métodos para um dimensionamento mais adequado; 

- Aplicação de sucessivos fatores de segurança nas várias etapas de um projeto. 

- Não especificação de motores com fator de serviço maior do que 1,0, que podem atender as cargas que apresentam picos esporádicos; 

- Expectativa de futuros aumentos de carga; 

- Estabelecimento de grandes margens de segurança para a operação de processos vitais; 

- Redução da produção; 

- Substituição do motor danificado, por um com maior potencia, devido a falta no estoque de sobressalentes. 


Várias, consequências desfavoráveis decorrem do superdimensionamento dos motores de indução: 

- Maior custo, volume e peso do motor; 

- Redução do fator de potencia, provocando a necessidade de instalação de maiores equipamentos para sua correção. 

- Redução do rendimento, embora alguns motores apresentem seu rendimento máximo a, aproximadamente, 75% de sua carga nominal; 

- Maior corrente de partida, acarretando maior custo da instalação e proteção. 


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