3 frases educadas para encerrar conversas constrangedoras no trabalho

Todos nós já tivemos conversas com colegas que não parecem apropriadas para o escritório. Essas conversas podem envolver pessoas compartilhando as suas aventuras do fim de semana passado ou debatendo um tema polêmico.



Embora todos tenhamos o direito de expressar a nossa opinião, também temos o direito de dispensar interações que nos deixam desconfortáveis.

De acordo com um estudo recente realizado pela Beyond, 46% das pessoas à procura de emprego acham constrangedoras as conversas sobre a política no local de trabalho, mas 65% delas opinam que não há problema em postar comentários sobre a política nas redes sociais ou fóruns públicos. Basicamente, não é que as pessoas não querem ter essas conversas — simplesmente preferem não tê-las no escritório.

Portanto, como encerrar educadamente as conversas inapropriadas no trabalho sem ofender ou repreender alguém? Estas três frases podem ajudar.

1. “Esta é uma conversa importante, porém poderíamos tê-la mais tarde?”

Quando você está ocupado ou estressado, é provável que você não reaja positivamente a um convite à briga. Por isso, é melhor tentar adiar o assunto até uma hora mais apropriada (em que você esteja mais bem disposto). Além disso, desviar a conversa também faz com que os participantes, muitas vezes, mudem de assunto e esqueçam de retomar ao assunto anterior.

Diga aos seus colegas que está tentando concentrar no seu trabalho e que não tem tempo para interagir com eles neste momento — mas talvez mais tarde, no happy hour ou na hora do almoço. Se você achar que essa tática é um pouco brusca, você pode inclusive pedir-lhes que enviem por e-mail um link do artigo que estão discutindo e dizer-lhes que você o lerá depois de terminar o projeto.

2. “Sim, eu ouvi falar disso, mas você já viu [outra história menos ofensiva]?”

Fazemos isso o tempo todo nas conversas informais com colegas: começamos a discutir uma coisa, e logo mudamos de assunto quando alguém menciona um tema nada relacionado. Às vezes, ouvir as conversas entre colegas na cozinha do escritório parece uma brincadeira de telefone sem fio: o assunto muda constantemente quando as pessoas tentam encontrar assuntos em comum enquanto esquentam as suas refeições no micro-ondas.

Você pode utilizar essa mesma tática intencionalmente. Contudo, é melhor evitar que a sua intenção seja muito óbvia e que a mudança de assunto não ignore a fala da outra pessoa. Em vez disso, use o tema como uma transição suave para algo que você consegue discutir sem constrangimentos.

Por exemplo:

Colega: Você assistiu ao debate ontem? Fiquei tão bravo com aquele comentário.

Você: Na verdade, passei boa parte da noite assistindo à nova série da Netflix, você já viu?

E se essa tática não funcionar, tente esta:

3. “Eu respeito a sua opinião, mas prefiro não falar disso no trabalho”

Às vezes, é melhor ser honesto e direto — e, às vezes, é a única maneira de encerrar a conversa. Geralmente, a intenção dos colegas não é deixá-lo inseguro ou constrangido, mas se for o caso, não hesite em explicar como a conversa o está fazendo sentir. Além disso, é melhor que eles fiquem sabendo da sua posição naquele momento do que através das fofocas (ou, pior ainda, através do RH).
Se você quiser manter a leveza da conversa, diga “eu tenho uma regra de não falar sobre [tema] no trabalho ou com a família”, ou “acho que ainda é cedo demais para falarmos sobre isso”. Desta maneira, você não fica no papel do vilão, mas alguém que se importa com a preservação dos seus relacionamentos com colegas.

É inevitável encontrar-se em uma conversa problemática em algum momento da carreira, mas é possível encerrá-la antes de que saia do controle. A transparência e honestidade são uma boa solução, e evitar temas sensíveis ou ofensivos pode fazer com que o tempo passado com os colegas dentro e fora do escritório seja mais agradável para todos.

Fonte: Content-loop

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem