Guia: Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica surgiu como curso de graduação há poucos anos e já assumiu um lugar de destaque dentre os cursos de Engenharia, tendo em vista a grande necessidade de utilizar a tecnologia em prol da Medicina, buscando soluções eficazes nos diagnósticos e na prevenção de problemas de saúde.



O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e forma profissionais capacitados a analisar, propor, projetar e desenvolver equipamentos e programas de computador que auxiliem e deem mais segurança aos profissionais da área da saúde no diagnóstico e tratamento de doenças.

O Curso


O curso de Engenharia Biomédica possui uma grande interdisciplinaridade, possuindo matérias comuns à Engenharia como Matemática, Física e Química, além de Biologia e matérias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI), como Desenvolvimento de Software e Eletrônica. As Ciências Médicas e Biológicas também estão presentes durante curso, com disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, entre outras.

Para concluir o curso o aluno precisa realizar estágio supervisionado e desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O prazo médio para a conclusão do curso é de 5 anos e ao egresso é concedido o título de Bacharel em Engenharia Biomédica.

Grade do curso


Veja algumas das disciplinas encontradas no curso de Engenharia Biomédica:

Cálculos I, II e III
Físicas I, II e III
Geometria Analítica
Álgebra
Biologia
Anatomia
Eletrônica
Computação
Algoritmos e Estrutura de Dados
Programação

Melhores Faculdades


Existem 14 universidades públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Biomédica. São elas:

Universidades Privadas:
Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL)
Faculdade do Centro Leste (UCL)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
Universidade Fumec (FUMEC)
Faculdades Integradas do Norte de Minas FUNORTE (FUNORTE)

Universidades Públicas:
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A profissão


O profissional formado no curso de Engenharia Biomédica recebe o nome de Engenheiro Biomédico e pode atuar de diversas maneiras, unindo o conhecimento técnico da engenharia ao conhecimento na área da saúde no desenvolvimento e na estruturação de equipamentos para auxiliar no diagnóstico e na prevenção de doenças.

Atua também prestando consultoria em clínicas e centros de saúde. Podem ingressar ainda no setor de desenvolvimento de próteses e na área de Imagiologia médica como a Radiografia, Tomografia, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, entre outros.

Utiliza-se de conhecimentos em eletrônica e informática no desenvolvimento de software para tornar os diagnósticos mais eficazes, auxiliando assim no tratamento em clínicas médicas, hospitais e consultórios. Pode atuar também em pesquisas científicas para propor soluções ainda melhores na utilização da tecnologia.

Mercado de Trabalho


A profissão de Engenharia Biomédica é regulamentada desde 2008 e para exercê-la é obrigatório possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e obter registro profissional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Os maiores empregadores de engenheiros biomédicos são:

Centros de Pesquisa
Empresas desenvolvedoras de tecnologias médicas
Hospitais
Universidades

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem